Exemplar de "Dom Quixote" do século XVII e outras raridades vão a leilão hoje em Lisboa

Foto
O leilão é constituído por parte da biblioteca de Guilherme Goldegel de Oliveira Santos Carlos Lopes (arquivo)

Um exemplar da segunda edição portuguesa de "Dom Quixote de La Mancha", de Cervantes, datada de 1605, é a peça de maior valor do leilão que a leiloeira Renascimento realiza hoje e amanhã (sempre às 21h30) em Lisboa e que é constituído por parte da biblioteca de Guilherme Goldegel de Oliveira Santos.

Trata-se de uma obra impressa por Pedro Crasbeek e que foi editada apenas dois meses depois da primeira edição do livro de Cervantes em Portugal – o que mostra o sucesso que a história do cavaleiro da Mancha teve logo na época.

Este exemplar, que será leiloado com uma base de licitação entre os 15 mil e os 20 mil euros, é um de vários livros que compõem uma cervantina (conjunto de obras de e sobre Cervantes) que Guilherme de Oliveira Santos foi reunindo ao longo de mais de 50 anos.

“Decidi desfazer-me agora de parte da biblioteca, porque, com 89 anos, já não tenho idade para ler muito e já não tenho espaço em casa para tantos livros”, contou o bibliófilo ao PÚBLICO, confessando que é com pena que vê os livros sair de casa.

Herança

A biblioteca começou por ser uma herança, mas Oliveira Santos enriqueceu- a com muitos outros livros comprados sobretudo em alfarrabistas portugueses, e, em alguns casos, espanhóis.


Foi num dos alfarrabistas portugueses que um dia encontrou o tal exemplar de "Dom Quixote", que, sublinha, vem identificado como tendo sido censurado pela Inquisição. “Só encontrei outro nessas condições, na Biblioteca Nacional, mas é posterior”, diz. Dessa segunda edição, de Março de 1605, “só estão referenciados cinco exemplares, três em Espanha, um no Museu Britânico e outro nos Estados Unidos, mas nenhum tem as quatro folhas de índice que o meu tem”, sublinha.

A cervantina inclui outra edição de "Dom Quixote", de 1611, que a leiloeira considera “de extrema raridade”, sobre a qual refere que “não são conhecidos exemplares nas bibliotecas portuguesas” e que tem uma base de licitação entre os 12 mil e os 15 mil euros.

Entre livros muito variados, destaque ainda para uma edição original de "Poemas de Deus e do Diabo", de José Régio (entre 1000 e 1500 euros) e outra primeira edição, em alemão, da "Crítica do Julgamento ou Crítica do Juízo" do filósofo alemão Kant, datada de 1790 (2000 a 3500 euros).

Serão também leiloados vários documentos históricos, entre os quais uma cópia da revisão da sentença aplicada aos Távoras, manuscrito que o proprietário, que é também autor do livro "O Processo dos Távoras", data de fins do século XVIII e considera precioso para a história do atentado ao rei D. José I.

Sugerir correcção
Comentar