José Sócrates declara apoio ao "grande líder europeu Zapatero"

Foto
Sócrates e Zapatero juntos no arranque da campanha para as europeias PÚBLICO (arquivo)

O primeiro-ministro português José Sócrates declarou hoje o seu total apoio ao "grande líder europeu, José Luís Rodríguez Zapatero", afirmando que a campanha conjunta dos socialistas espanhóis e portugueses representa a visão "progressista e modernizadora" da Europa.

"Estou aqui para fazer campanha convosco e com José Luís Zapatero e para lutar pelo projecto mais importante, mais crítico e mais generoso da minha geração: o projecto europeu para Espanha e para Portugal", disse Sócrates, que falou em castelhano num comício do PSOE em Valência (Espanha).

O líder socialista português falava num pavilhão desportivo no centro de Valência cujo palco partilha com o seu homólogo espanhol José Luís Rodríguez Zapatero e outros líderes socialistas espanhóis.

"Digo com orgulho e em nome dos socialistas portugueses que temos grande admiração e apreço pela governação socialista em Espanha e pelo projecto de uma Espanha moderna e progressista sob o comando de José Luís Rodríguez Zapatero", afirmou.

Num discurso repetidamente aplaudido pelos milhares de militantes reunidos em Valência, Sócrates considerou que a participação conjunta, hoje, no comício do PSOE em Valência e, mais tarde, no comício do PS em Coimbra é "uma homenagem à história dos dois partidos socialistas".

"A história dos socialistas portugueses e espanhóis que nunca se enganaram nas suas prioridades, nunca tiveram duvidas e sempre lutaram por Portugal e por Espanha integrados na Europa", afirmou.

"Estivemos juntos com Soares e Gonzalez, juntos na construção do mercado único, na construção da coesão social na Europa (...) estivemos e estamos de novo juntos a defender o Tratado de Lisboa para dar mais eficácia à Europa, dar mais direitos políticos aos cidadãos e dar mais força política à Europa", considerou.

Afirmando fazer parte, com Zapatero, da "geração europeia", Sócrates disse que a "construção de uma Europa mais forte é necessária para construir um mundo melhor" e que as eleições de Junho "oferecem uma alternativa (...) entre uma agenda progressista e modernizadora e entre uma de direita que defender os valores ultraliberais e conservadores que tão mal fizeram à Europa e a todo o mundo".

"Para nós socialistas, as coisas são claras. Queremos uma Europa com mais justiça, com mais protecção social, defender o modelo social europeu. Uma Europa com mais regulação económica, não uma Europa sem regulação, nas mãos da incerteza do mercado e sem projecto social. Esta não é a Europa que queremos", afirmou.

Motivos pelos quais, insistiu, é crucial votar, tanto em Espanha como em Portugal para conseguir na Europa capitalizar "nesta oportunidade de mudança, muito semelhante à mudança dos Estados Unidos, quando escolhera Barrack Obama.

"Portugal e Espanha querem fazer uma Europa mais forte, que só se faz com os socialistas e principalmente com esse grande líder político europeu, José Luís Rodríguez Zapatero", disse, numa frase que lhe valeu aplausos de pé dos militantes socialistas espanhóis.

Sugerir correcção
Comentar