Primeiras horas de votação em Macau com apenas um eleitor

A votação em Macau para as eleições europeias começou hoje e prolonga-se até domingo, mas nas primeiras horas tinha apenas “mobilizado” um eleitor.

Com 11.666 eleitores inscritos em Macau, o consulado-geral de Portugal no território recrutou 20 voluntários que se disponibilizaram a passar três dias nas quatro mesas de voto disponibilizadas, devido ao número de inscritos.

Nas primeiras horas de votação, apenas um eleitor tinha exercido o seu direito de voto. Tendo em consideração a votação para as presidenciais de 2006, o número de eleitores votantes não deverá ultrapassar um milhar.

O cônsul Manuel Carvalho explicou que as urnas de voto são recolhidas ao final do dia, seladas e colocadas no cofre da missão consular, repetindo-se a operação em todos os dias de votação.

Manuel Carvalho apelou à participação da população que tem todas as condições de exercer o seu direito e dever cívico, já que as mesas estão abertas ao longo de todo o dia e durante três dias.

Domingo, depois de encerradas as urnas às 19h (12h em Lisboa), uma das mesas de voto é selada e depositada no cofre, não se procedendo à contagem imediata dos votos como acontece com as outras três.

“Esta urna fica fechada porque até terça-feira vamos receber os votos de Tóquio, Seul, Pequim, Xangai e Banguecoque, que, tendo menos de 100 eleitores inscritos, as pessoas votam mas enviam os votos para Macau”, disse Manuel Carvalho.

Na terça-feira, e na posse dos restantes votos regionais, “a urna é aberta, os votos que chegaram por correio são colocados no seu interior, misturados com os de Macau e só depois se procede à contagem”, explicou o cônsul de Portugal.

Sugerir correcção
Comentar