Europeias: Vital Moreira espera que funcione apelo do PR contra a abstenção

O cabeça-de-lista do PS às eleições europeias, Vital Moreira, disse esperar e desejar que produza efeito o apelo do presidente da República para a participação dos cidadãos no acto eleitoral de hoje. À saída da Escola Avelar Brotero, em Coimbra, onde depositou o seu voto, Vital Moreira recordou que durante a campanha ele próprio chamou a atenção para a importância da participação neste acto eleitoral.

"Espero e desejo que sim", confessou, ao ser questionado sobre uma eventual diminuição da abstenção na sequência do apelo do Chefe de Estado, Cavaco Silva.

Reportando-se à grande variabilidade de afluência nas eleições europeias de país para país, considerou que isso se deve à tradição de cada um.

"Em alguns países o voto é obrigatório, e aí a participação eleitoral é necessariamente mais elevada. Nos países onde o voto não é obrigatório, que são a maior parte deles, como o nosso, depende de factores, inclusivamente do tempo", observou.

Reportando-se à ocupação do seu dia, hoje, Vital Moreira disse que como "um cidadão comum" irá almoçar com a família e amigos.

"Sou um cidadão comum. Acontece ser candidato, mas isso não altera a rotina do dia. Ao final da tarde irei acompanhar os resultados eleitorais em Lisboa", acrescentou.

A finalizar, em tom de humor, Vital Moreira fez um apelo aos jornalistas que o entrevistavam para que "não se esqueçam de votar", porque também a eles se "aplica o dever de participação eleitoral".

Sugerir correcção
Comentar