“Não aumentarei com certeza os impostos”

Foto
"Não vou fazer uma única promessa que tenha dúvidas se posso ou não posso executar”, disse Ferreira Leite AFP/Miguel Riopa

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, comprometeu-se hoje a não aumentar os impostos se vencer as eleições legislativas e formar Governo. E reiterou a intenção de baixar a carga fiscal quando isso for possível. “Não aumentarei com certeza os impostos”, declarou a presidente do PSD, em entrevista à SIC.

Ferreira Leite sublinhou que quando era ministra das Finanças e o Governo português decidiu aumentar o IVA “tinha um ano” para reduzir o défice e “se ao fim de um ano as contas não estivessem em ordem o país tinha uma penalização”.

“Nunca ninguém refere isso, nunca ninguém refere que salvámos o país, por exemplo, de não ter acesso aos fundos estruturais. Neste momento nem existe essa penalização nem o prazo de um ano. Portanto, é evidente que chegando ao Governo eu não vou aumentar impostos.” As regras mudaram, sublinhou.

E continuou: “Baixarei impostos assim que for possível baixar.” Mas não adiantou que impostos pretende baixar, “porque isso seria já neste momento fazer uma promessa” – “Eu não vou fazer uma única promessa que tenha dúvidas se posso ou não posso executar.”

Questionada se tenciona manter o actual nível de apoios sociais e se pensa que é possível fazer melhor nessa matéria, Manuela Ferreira Leite respondeu: “No mínimo, é possível fazer, e eu não estou convencida de que esteja a ser feito, porque só vejo anúncios.”

“Hoje o primeiro-ministro anunciou na Assembleia da República um enorme apoio à acção social escolar, aos alunos do ensino superior. Não é do orçamento das universidades, vem de onde? Sabe de onde é? Eu não. O primeiro-ministro disse? Não. Ou é uma fantasia aquele anúncio ou então o dinheiro está a vir não se sabe de onde”, sustentou a presidente do PSD.

Sugerir correcção
Comentar